Cebrap lamenta o falecimento de Luiz Werneck Vianna

O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – CEBRAP, manifesta profundo pesar pelo falecimento de Luiz Werneck Vianna, intelectual público de extraordinária influência ao longo de mais de quatro décadas da vida política nacional. Sua condição de intelectual público nutriu-se de seu profundo compromisso com a defesa da democracia, expressos na sua militância clandestina no Partido Comunista Brasileiro durante a ditadura, na sua opção por se dedicar à política ao longo da transição, nos anos 1980, bem como na sua obra. Desde a publicação de sua tese de doutorado, Liberalismo e Sindicato no Brasil, em 1976, até a Modernização sem o Moderno, que veio à luz em 2011, Werneck Viana produziu uma obra que combinou a leitura aguda da conjuntura nacional, consubstanciada em artigos e ensaios que orientaram o pensamento de seus contemporâneos, com a reconstrução e interpretação profundamente original de processos históricos que configuraram política e intelectualmente o país. Nesse percurso, ele se tornou  referência incontornável para pensar a questão do nacional-popular e as características da classe trabalhadora e do corporativismo, os traços distintivos da modernização política do país, bem como as possibilidades abertas pelo papel do Judiciário na Nova República.

A pesquisa e amadurecimento das ideias que fizeram de Liberalismo e Sindicato no Brasil um clássico das ciências sociais, ocorreram na primeira metade dos anos 1970, durante o doutoramento de Werneck Viana na USP e, especialmente no CEBRAP, onde seu orientador, Francisco Weffort, coordenava um grupo de jovens pesquisadores e pesquisadoras dedicados à análise do movimento sindical. Fruto dessa interlocução e dos avanços da pesquisa de doutoramento, “Sistema Liberal do Direito do Trabalho” foi publicado em 1974, na Estudos CEBRAP No. 7. O artigo, nas palavras do autor, lhe “deu régua e compasso para abordar a tese”*. Leia aqui. 

Hoje podemos dizer que, a obra de Werneck Viana deu régua e compasso às gerações de alunos por ele formados, bem como a seus contemporâneos que, em cada momento dessa rica trajetória, procuraram nela uma lente para compreender o país.

—————–

* “Vida intelectual, vida política”, entrevista concedida por Luiz Werneck Vianna a José Szwako e Rodrigo Pezzonia. Ideias, No. 1,  2010.

Leia Também

O Afro-Cebrap recebeu convite da organização do T20 Brasil para participar da força-tarefa (task force) dedicada ao tema do combate às desigualdades, à pobreza e à fome. O núcleo estará representado pelo Coordenador de pesquisa Paulo Ramos em parceria com a Co-dreamer da Liberation Alliance África. Omolara Oriye. Atuaremos, especificamente, no subitem 7 destinado a […]

Há meio século foi realizada a Conferência de Estocolmo. Pela primeira vez chefes de Estado se reuniram para tratar de temas ambientais, dando início ao processo de formulação e disseminação da ideia de desenvolvimento sustentável. O ano de 2022 marca também os 30 anos de realização da segunda conferência das Nações Unidas sobre o tema, ocorrida no Rio de Janeiro, a chamada Eco92.

Em trabalho concluído agora em abril, o site do Cebrap ganhou novo design e uma nova estrutura. O objetivo foi oferecer na home o que houver de mais recente e de mais importante entre os projetos e iniciativas da instituição. O acesso a essas informações é imediato, com um clique.