Cebrap Pesquisa #06 – Escolas em luta

No sexto episódio da série #CebrapPesquisa, Jonas Medeiros, Rúrion Melo e Bianca Tavolari analisam as ocupações das escolas estaduais de São Paulo no final de 2015 pelos estudantes secundaristas. Qual foi a grande novidade dessa manifestação? Como conseguiram suspender o fechamento de escolas pelo governo estadual? Como se espalharam por outros Estados brasileiros? Qual o papel da Justiça paulista na vitória (parcial) dos estudantes?

O trabalho destes três pesquisadores do Cebrap com outros colegas de outras instituições já rendeu um livro (‘Escolas de Luta‘, Editora Veneta, 2016), um artigo (“As ocupações de escolas públicas em São Paulo (2015-2016): entre a posse e o direito a manifestação“, Novos Estudos, 2018) e ainda este ano sairá uma coletânea de textos (‘Ocupar e Resistir: movimentos de ocupação de escolas pelo Brasil (2015-2016)‘, Editora 34).

A série #CebrapPesquisa tem como objetivo divulgar trabalhos em andamento feitos pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Confira abaixo os episódios anteriores:

Cebrap Pesquisa #01 – Impacto Social do Uso da Bicicleta em São Paulo

Cebrap Pesquisa #02 – A Política das Ruas

Cebrap Pesquisa #03 – Tráfico de drogas entre as piores formas de trabalho infantil

Cebrap Pesquisa #04 – Evangélicos: os eleitos

Cebrap Pesquisa #05 – Saúde e Cidadania

Leia Também

A noite desta quarta-feira, 10/6, marcou o lançamento do livro 1964: do golpe à democracia, obra idealizada pelo Cebrap com apoio do BNDES. Realizado na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, o evento contou com a presença das organizadoras da obra, as pesquisadoras Angela Alonso e Miriam Dolhnikoff, e também de alguns autores […]

Na próxima semana, dia 7/11, às 10h, a Fundação FHC promove, em parceria com a Plataforma Democrática e a União Europeia, o webinar “Religião e democracia no Brasil: os desafios a enfrentar”. A ocasião marca o lançamento do livro Religião e Democracia na Europa e no Brasil, que contou com a participação de Paula Montero, […]

O Cebrap lamenta o falecimento de uma de suas mais antigas associadas, a Professora Maria Nazareth Ferreira. Especialista em movimentos sindicais e cultura popular, Maria Nazareth era professora titular aposentada da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.