Saiba mais sobre a ‘Linha de Cuidado para a Saúde na Adolescência e Juventude para o SUS-SP’

No mês passado, mais precisamente em 18/10, o documento da Linha de Cuidado para a Saúde na Adolescência e Juventude para o Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo [LCA&J] foi apresentado em reunião da Comissão Intergestores Bipartite de SP. A LCA&J foi construída por meio de um projeto com a coordenação compartilhada entre o Centro de Saúde Escola Samuel Barnsley Pessoa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo [CSE/FMUSP]; o Programa Estadual de Saúde do Adolescente e a Área de Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo [SES-SP]; e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento [CEBRAP]; além do estabelecimento de parcerias institucionais com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo [COSEMS-SP], o Programa Estadual de DTS/Aids e hepatites virais e a Área de Saúde Mental da SES-SP. Esse projeto ocorreu em 2017 e 2018 e contou com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde [OPAS/OMS] e do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde [Chamada PPSUS/FAPESP 2016].

O objetivo geral da LCA&J é garantir o cuidado integral à saúde de adolescentes e jovens em serviços ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo.

A versão impressa será publicada entre o final deste ano e o começo de 2019. Oficinas para a implementação da linha de cuidado são previstas a partir de 2019.

Em 27/11, das 10 às 12h00 acontecerá a webconferência promovida pelo Programa Estadual de Saúde do Adolescente, que tratará desta linha de cuidado! Para participar, por favor enviem um e-mail para saudeadolescente@saude.sp.gov.br [indicando: nome, telefone e profissão] solicitando o link.

Conheça o documento: Linha de Cuidado Adolescencia Juventude SUS SP

Leia Também

O Afro-Cebrap recebeu convite da organização do T20 Brasil para participar da força-tarefa (task force) dedicada ao tema do combate às desigualdades, à pobreza e à fome. O núcleo estará representado pelo Coordenador de pesquisa Paulo Ramos em parceria com a Co-dreamer da Liberation Alliance África. Omolara Oriye. Atuaremos, especificamente, no subitem 7 destinado a […]

Núcleo Democracia e Ação Coletiva do CEBRAP em parceria com IDS (Institute of Development Studies) lança publicação. No dia 19 de maio, às 19 horas, no auditório do CEBRAP, foi lançado o material “Controle Social: dos serviços públicos à garantia de direitos”. Voltado a atividades formativas para organizações da sociedade civil, o material apresenta resultados […]

As inscrições estão abertas para as Oficinas Afro Memória. Os encontros acontecerão nos dias 17 e 18 de outubro. Os inscritos poderão escolher participar presencialmente ou de forma virtual no evento. As Oficinas Afro Memória buscam oferecer formação e capacitação teórica, técnica e política para preservação e difusão de acervos físicos e digitais ligados à memória do ativismo negro no Brasil, para finalidades acadêmicas, jornalísticas educacionais ou ativistas.