Pesquisas sobre mobilidade do Núcleo de Desenvolvimento são apresentadas na 22ª ARENA ANTP

As pesquisas “Mobilidade urbana e mudanças climáticas: quatro estudos de casos” e “Mobilidade urbana e logística de entregas: um panorama sobre o trabalho de motoristas e entregadores com aplicativos”, realizadas pelo Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap, foram apresentadas no dia 25/10 nas Comunicações Técnicas da 22ª ARENA ANTP – Congresso de Mobilidade Urbana 2023, um dos maiores eventos do setor.

Em parceria com o Itaú – Unibanco, a pesquisa “Mobilidade urbana e mudanças climáticas: quatro estudos de casos” desenvolveu quatro estudos de caso que investigou como foi possível viabilizar, em cada um deles, a união entre mobilidade urbana e meio ambiente. Os estudos de caso selecionados são políticas públicas ou projetos que tiveram como foco central a articulação entre essas preocupações, sendo eles: Linha Verde de São José dos Campos, Políticas de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, Aliança ZEBRA e Corredor Verde de Mobilidade Elétrica do Nordeste. Acesse a pesquisa aqui. 

Em parceria com a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), a pesquisa “Mobilidade urbana e logística de entregas: um panorama sobre o trabalho de motoristas e entregadores com aplicativos” investigou as características e percepções acerca do trabalho de motoristas e entregadores de aplicativos. A metodologia contou com a análise de registros administrativos processados pelas empresas e ponderados pelo Cebrap e com um survey com mais de 3 mil entrevistados entre motoristas e entregadores de motocicleta que trabalham com os aplicativos nas cidades brasileiras. Acesse a pesquisa aqui. 

Leia Também

O Cebrap abriu três chamadas para pesquisador(a) de Iniciação Científica. As vagas integram o projeto temático “Pluralismo religioso e diversidades no Brasil pós-Constituinte” (Fapesp, Processo nº 2021/14038-6), que investiga as interseções entre religião, etnia, raça, gênero e orientação sexual no Brasil. As inscrições podem ser realizadas até o dia 7 de dezembro de 2024.  Confira: […]