O Cebrap e seus pesquisadores foram destaque em diversas reportagens em importantes veículos de comunicação em setembro. Confira.
Month: setembro 2023
As inscrições estão abertas para as Oficinas Afro Memória. Os encontros acontecerão nos dias 17 e 18 de outubro. Os inscritos poderão escolher participar presencialmente ou de forma virtual no evento. As Oficinas Afro Memória buscam oferecer formação e capacitação teórica, técnica e política para preservação e difusão de acervos físicos e digitais ligados à memória do ativismo negro no Brasil, para finalidades acadêmicas, jornalísticas educacionais ou ativistas.
A Rede Cuidados, Direitos e Desigualdades está de volta com o Ciclo de Seminários Virtuais “Cartas na Mesa” para o segundo semestre de 2023. Os encontros, que vão até novembro, são virtuais e acontecem sempre às segundas-feiras, das 10h30 às 12h.
O Programa CopiCola, uma iniciativa do 011.lab da Prefeitura Municipal de São Paulo em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap, foi duplamente reconhecido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O evento discutiu os 90 anos da obra “Casa-Grande & Senzala”, escrita por Gilberto Freyre, um dos principais clássicos do pensamento social brasileiro. A pergunta orientadora do evento foi: como ler Casa-Grande & Senzala hoje?
O Cebrap participou do lançamento do Observatório Brasileiro das Desigualdades que aconteceu no dia 30/8, no Conselho de Desenvolvimento Social Sustentável, em Brasília. O Cebrap auxiliou as organizações do Pacto Nacional pelo Combate às Desigualdades na escolha, cálculo e análise dos indicadores de desigualdade com a ajuda dos pesquisadores do Núcleo de Desenvolvimento Tomás Wissenbach, […]
Em reconhecimento ao seu papel na promoção do conhecimento e da pesquisa nas Ciências Sociais, a professora Nadya Guimarães, pesquisadora do Cebrap, foi agraciada com o Prêmio ANPOCS de Excelência Acadêmica Antônio Flávio Pierucci em Sociologia.
O evento buscou debater e identificar prioridades, desafios e oportunidades na região. Elaborou recomendações com soluções práticas e orientadas, a fim de gerar impactos positivos e avançar em direção a um sistema comercial sustentável e inclusivo na América Latina e Caribe.
O Desjus (Desenvolvimento, Justiça e Cidadania), grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos Internacionais do Cebrap, e a Fundação Tide Setúbal criaram as Oficinas de Formação do Desjus, um projeto que visa abrir caminhos para a justiça na democracia brasileira.
Está no ar a terceira edição dos Cadernos Afro Memória. A publicação dos Cadernos visa ampliar a circulação de registros históricos do movimento negro e fortalecer o debate sobre memória negra no Brasil. Esta edição é dedicada ao Acervo documental do Geledés.